Buscar
  • Brunno A. Nóbrega

Acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantis

Um grande método para confirmarmos que as crianças apresentam crescimento e desenvolvimento normais é o preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança (menino e menina - 2018) pelos pais.


A seguir, compartilho um resumo sobre como os pais, com o apoio dos pediatras e demais profissionais da saúde, podem confirmar que seus filhos crescem e se desenvolvem normalmente:



CRESCIMENTO

Fonte: Caderneta de Saúde da Criança - menino. 12ª edição, 2018.


DESENVOLVIMENTO


A seguir há vídeos elaborados pelo Ministério da Saúde, além de trechos da Caderneta de Saúde da Criança, com dicas sobre o desenvolvimento normal nas seguintes faixas de idade:


Vídeo 1: 0 a 6 meses




Os espaços na cor amarela representam a idade mínima e máxima esperadas para que a criança apresente o desenvolvimento esperado para a idade. Por exemplo, é esperado que uma criança comece a observar o rosto de outra pessoa com 1 mês de vida, e localizar o som feito por outra pessoa entre 4 e 6 meses de vida.



Vídeo 2: 6 a 18 meses




Vídeo 3: 18 a 36 meses





Caso os pais percebam qualquer alteração em relação ao desenvolvimento esperado da criança, devem procurar o pediatra para que eventuais encaminhamentos a outras áreas sejam providenciadas. Por exemplo: atraso na fala, dificuldades na coordenação motora e dificuldade para brincar com outras crianças.

0 visualização

Endereço

 

R. José de Oliveira, 359 (Porto Seguro Mall & Office),

sala 123 (1o. andar) - Chácaras Silvânia

Valinhos-SP - Brasil - CEP 13271653

+55 19 999255522

contato@drnobrega.com.br

  • Preto Ícone LinkedIn

©2020 por Nóbrega & Associados Medicina S/S Ltda.